Como funciona a psicoterapia?
- Psicólogo Felipe Raykowsky
- 10 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de out. de 2024

A psicoterapia, ou terapias em geral, incluem uma vasta gama de técnicas e processos que têm como objetivo a diminuição ou extinção de sintomas que causam mal estar e a melhora na qualidade de vida.
A psicoterapia, como o próprio nome diz, faz parte de um conjunto de ações para alívio de sintomas e sofrimento de origem psicológica e emocional.
A psicoterapia psicanalítica, que é a proposta da minha atuação, é a psicoterapia cujo foco está no acolhimento, no amparo e na escuta dos sintomas, sofrimento e história de vida da pessoa. Através da coleta das narrativas de vida, se é possível ter uma maior compreensão sobre os fenômenos e conflitos que habitam a história de cada um, bem como fazer uma intervenção mais responsável e atenta as demandas de cada indivíduo. O foco da psicanálise está sempre na história única de cada pessoa, promovendo sempre um olhar sensível e uma escuta refinada as dores e dramas que permeiam nossa vida.
A psicoterapia se trata de um processo voltado a criação de segurança, autonomia e qualidade de vida. É um processo que diz respeito à rotina, ao tempo, ao encontro, ao desenvolvimento e ao vínculo. Não há respostas simples e automáticas para os problemas de vida. O sofrimento deve ser visto e amparado com a devida distinção, respeito e conhecimento. Para isso, as consultas psicológicas devem acontecer ao menos uma vez por semana e ter duração de 50 minutos cada encontro, que é a forma que me proponho a estar atuando com aqueles que buscam a clínica psicológica. Os encontros são realizados por intermédio do aplicativo do Google Meet, para realizar tele consultas com recursos de áudio e vídeo em tempo real